American Pitbull Terrier

TEMPERAMENTO
O temperamento é o aspecto mais importante a ser visto em APBT. O APBT deve demonstrar alegria de viver, parecer atento a qualquer movimento (esperando ver algo excitante), ser confiante. Demonstra muito afeto ao ser humano e também um notável amor pelas crianças, sendo assim um excelente companheiro da família.

PESO X ALTURA
O APBT é um cão de porte médio, altura deve estar entre 35 cm e 53 cm de cernelha, por uma razão errada há quem prefira cães com 60 cm cernelha. A não ser que esses cães sejam extremamente proporcionais e corretos. Sendo o peso para machos de 15 a 27 kg, e para fêmea de 13 a 23 kg, também a cães com mais de 39 kg esses não devem ser penalizados, a não ser que sejam desproporcionalmente fracos ou molossos.Por tanto, peso e altura são menos importantes que a sua correta proporção.

CABEÇA
Por ser um cão completamente proporcional, a cabeça deve acompanhar o corpo, não ser exageradamente grande ou pequena. Se um cão tem a cabeça pequena e movimentação correta, ele deve ser preferido a um cão com cabeça pesada e movimentação pesada. Macho com cabeça feminina não deve ser preferido, assim como o inverso, e não deve conter muitas rugas, enrugando levemente quando o cão presta atenção em algo. Olhando de frente a cabeça deve medir 2/3 da largura dos ombros.

DENTES
O APBT tem os dentes bem nivelados e brancos, formando uma mordedura estilo “tesoura”.

CORPO
O peito é profundo, largo e bem-encaixado, com bom espaço para os pulmões e o coração. Nunca deve ser mais largo do que profundo. As costas são firmes, fortes e declinam levemente no sentido da calda. A cintura bem definida é muito importante pois indica o grau de condicionamento do cão.

PESCOÇO
Deve ser levemente comprido e musculoso, com um arqueado sutil no topo. Alonga-se da cabeça aos ombros, sem sobras de pele ou rugas. Pescoço fino, grosso ou longo demais não deve ser preferido.

NARIZ E OLHOS
A trufa (nariz) pode ser de qualquer cor, sendo grande com largas narinas. Olhos têm tamanhos médios e amendoados, todas as cores são aceitas exceto azul.

CALDA E PELAGEM
A calda é a extensão da coluna e, quando o cão esta relaxado, ela tende a se posicionar para baixo em direção ao jarrete. Porem não é permitido que caia sobre as costas do animal. A pelagem deve ser curta, rente ao corpo, brilhante e suave, todas as cores são aceitas.

MOVIMENTAÇÃO
Depois do temperamento a movimentação é o mais importante dos aspectos. O APBT deve demonstrar confiança, entusiasmo, coordenação, leveza. Os membros devem se lançar livremente, sem se tocarem ou cruzarem.